Durante a Brasil Game Show 2016, maior feira de games da América Latina que foi realizada de 1 a 5 de setembro em São Paulo/SP, os estandes de PC Gamer que tinham Overwatch chamavam a atenção pelas grandes filas. Isso porque todo mundo queria disputar algumas partidas deste grande fenômeno.

As estações da HyperX estavam equipadas com computadores de alto desempenho, que proporcionaram aos jogadores uma vantagem competitiva e imersão total no jogo. Lindo de se ver o título rodando liso e com qualidade gráfica de brilhar os olhos. Diversão garantida!

hyperx-bgs

Já no espaço da NVidia rolou o primeiro Campeonato presencial de Overwatch realizado por uma grandre empresa. O NVIDIA GTX Challenge movimentou a cena e mostrou que o jogo está cada vez mais forte no e-Sport. Oito equipes foram selecionadas anteriormente no modo online e disputaram entre si durante os dias da BGS. O time vencedor foi o Black Dragons, que saiu vitorioso do torneio por 3 a 0. Cada integrante da equipe campeã levou como prêmio um kit da NVidia, contendo placa de video GTX 1070 e outros brindes.

overwatch-bgs1

No estande da Razer o Overwatch também foi um game de grande destaque. Computadores equipados com teclado, mouse e headset oficiais com o logotipo do jogo foi um diferencial que garantiu a performance e encantou os jogadores.

v2

Apesar do maior destaque de Overwatch ter sido nos estandes de empresas do ramo “PC Gamer”, o jogo também estava disponível para PayStation 4 e Xbox One.

Análise
Para você que está chegando agora e ainda não jogou, Overwatch é a nova aposta audaciosa da Blizzard, conceituada empresa de games conhecida por títulos de sucesso de RPG e estratégia, dona de WarCraft e Diablo. Sentiu o peso da responsa?

Blizzard vem tomando a frente do mercado de jogos de tiro em primeira pessoa, pois Overwatch já ultrapassa a marca de 15 milhões de jogadores, incluindo vendas físicas e digitais, jogadores de lan houses e consoles compartilhados. Um record para a empresa!

Todo este sucesso não é pra menos, pois o fenômeno Overwatch é muito mais do que um jogo de FPS. O jogo, que só é possível jogar em modo online, traz partidas multiplayers de dois times com seis personagens cada, onde o que vale são os objetivos em equipe, quantos inimigos você vai matar é o que menos importa.

Os objetivos variam e são simples e claros! Você e sua equipe precisam dominar áreas, tomar e defender pontos no mapa e evitar que os adversários revertam isso. Outro objetivo é quando se faz necessário proteger uma carga até o seu destino final.

Os mapas do jogo são parecidos e não vai demorar muito para você decorar os caminhos, descobrir atalhos e pontos estratégicos, porém, o que abrilhanta Overwatch e torna cada partida diferente, e não enjoativa, é a variedade de personagens e suas diferentes habilidades. São 22 heróis muito bem desenhados disponíveis logo de inicio. Em Overwatch é possível mudar de personagem sempre que você morrer, o que facilita para conhecer o potencial de cada um deles e encontrar um que mais lhe agrade na jogabilidade.

Os personagens estão divididos em 4 categorias:

tank-heros-portraits-overwatch

Tanque: Esses são os maiores e foram feitos com a especialidade de proteger os aliados, interrompendo inimigos e ocupando a linha de frente. Apesar deles serem mais lentos, são os mais resistentes. Alguns possuem excelentes habilidades de defesa, como por exemplo um escudo capaz de defender você e até mesmo outros parceiros de equipe em uma grande batalha.

defense-heroes-portraits-overwatch

Defensivos: O principal objetivo dos defensivos é proteger locais. Eles tem armas de longo alcance ou capacidade de criar barreiras de proteção.

offense-heros-portraits-overwatch

Ofensivos: O principal papel dos personagens ofensivos é explorar a área e pressionar a equipe adversária. Eles tem armas e habilidades de alto dano, porém a barra de energia é bem menor do que os tanques e alguns heróis de defesa. São excelentes duelistas com alta mobilidade e explosão.

suporte-hero-compares-overwatch

Suporte: O objetivo desses personagens é dar apoio, curar e fornecer utilidades aos parceiros de equipe. Heróis de suporte impulsionam o desempenho geral da equipe, aumentando a barra de energia, ressuscitando e fornecendo algumas melhorias temporárias aos parceiros. Se você gosta de ir para o front de batalha trocar tiro, não escolha um herói de suporte.

Mesmo dentro das próprias classes, as habilidades de cada personagem são únicas. Isso cria uma dinâmica ao jogo e faz com que você jogue com boa parte do elenco,escolhendo o herói que se encaixa dentro da estratégia do time, tornando cada partida uma batalha diferente.

Jogabilidade e Gráficos

Para saber quais são os golpes e habilidades do personagem escolhido, basta clicar direcional para esquerda no joystick (consoles), que abrirá um menu explicativo mostrando qual botão faz cada ataque. Existe também os golpes especiais, que dão um toque a mais nas disputas. A barra de especial carrega conforme você joga, ataca e se mantém vivo.

Overwatch é um jogo de batalhas rápidas e cheias de ação sem mortes excessivas. Um shooter diferenciado, onde você não precisa se preocupar em quem mata mais para ficar no topo do ranking e se destacar na equipe. Os destaques existem e são valorizados, no final de cada partida é exibido um clipe com as melhores jogadas de cada time e aparecer ali é uma grande recompensa!

eaza98w

Quanto mais você joga, mais você sobe de nível e isso flui melhor ainda se sua equipe vencer mais do que perder. Ganhar níveis no jogo fará com que você fature caixas de recompensas. Cada caixa contém 4 itens para equipar e melhorar os personagens com novos diálogos, skins, spray ou logomarca. Para usar os diálogos basta segurar o direcional do joystick para baixo e aparecerá um leque de opções. Já para deixar sua marca nas paredes e solo dos mapas, basta clicar seta direcional para cima.

A produtora mostrou que é possível desenvolver um jogo FPS de sucesso sem a necessidade de usar gráficos de realismo, bem pelo contrário, em Overwatch os gráficos são fantásticos, mas como de praxe da Blizzard, puxando para o lado da fantasia, até parece uma animação Pixar jogável!

A trilha sonora é envolvente e a dublagem em português é perfeita. Apesar de não conter longos diálogos, as falas foram muito bem feitas. Com certeza Overwatch é uma boa referência em dublagem no mundo dos games.

Conclusão

Overwatch é envolvente, viciante e garante horas seguidas de diversão. O novo jogo está fazendo muito barulho e atraindo milhares de fãs todos os dias. Considerado o melhor FPS da atualidade, é um game de fácil aprendizado, que está fazendo a cabeça desde gamemaniacos a jogadores ocasionais. Overwatch prometeu e cumpriu, veio pra ficar e assim como outros títulos da Blizzard, com certeza fará a alegria de muita gente por muitos e muitos anos.