Anatel disponibiliza ferramenta para acompanhar qualidade da telefonia móvel na sua cidade

A Anatel deu um novo passo em busca de uma maior transparência em relação ao seu ranking das operadoras de telefonia ao redor do Brasil, disponibilizando uma ferramenta que permite aos usuários acompanhar não apenas a qualidade do sinal das companhias de acordo com o município desejado, mas também ver a quantidade de antenas para cada “velocidade” presente em sua localidade.

O serviço é basicamente o mesmo que já podia ser acompanhado diretamente pelo aplicativo “Anatel Serviço Móvel” disponível para Android, iOS e Windows Phone há algum tempo, garantindo agora que até mesmo que não possui um smartphone possa visualizar os esforços prestados por cada companhia para melhor atender sua cidade, e assim decidir qual delas deve escolher para ser cliente. Com ele, a consulta pode ser feita através da geolocalização (utilizando o GPS de seu dispositivo) ou diretamente pela barra de busca, bastando escrever o local desejado para que todos os dados sejam exibidos.

Com esta nova maneira de acompanhar a qualidade em território nacional, a Anatel espera que as operadoras cumpram uma intimação publicada em abril deste ano, onde é dito que as companhias devem apresentar relatórios trimestrais demonstrando que estão acima dos 85% de eficiência para os indicadores de “Acesso às Redes” e abaixo de 5% para os de Queda de Voz e de Dados” em todos os municípios onde atuam, havendo ainda prioridade para àqueles onde apenas uma ou duas empresas estão presentes.

Como esta medida é recente, há um prazo para que todas as operadoras se coloquem dentro da margem aceita, sendo ele:

  • 6 meses para os municípios atendidos exclusivamente por uma operadora
  • 9 meses para os municípios atendidos por duas operadoras
  • 15 meses para todos os demais municípios

Como tudo em nosso país, devemos aguardar que este prazo seja alcançado para vermos se as operadoras realmente cumpriram com sua parte, havendo promessa de multa e outras sanções para aquela que não atingir as metas previstas. Caso deseje utilizar a ferramenta em seu navegador, basta acessar diretamente o site disponibilizado pela Anatel e escolher a localidade desejada.