Reportagem & Fotos: Elaine Mafra e Willian Domingues

Com recorde de público e muitas atrações internacionais, BGS 2015 termina com gostinho de quero mais.

A Brasil Game Show desse ano mal acabou, e o público já está ansioso para a edição 2016. Foram cinco dias de muitas atrações, sendo que o primeiro foi reservado para imprensa e convidados. O público mesmo pode conferir todas as novidades entre os dias 9 e 12 de outubro. E bota novidades nisso! A edição 2015 contou com a participação de 180 marcas, entre elas as maiores empresas de game do mundo, como PlayStation, Xbox, Warner, Ubisoft, Electronic Arts, Raizer e Activison.

bgs2015

Mais de 300 mil pessoas passaram pelo evento nos cinco dias de feira e puderam conferir de perto os principais lançamentos do setor, exposição sobre a história dos videogames, youtubers famosos, campeonatos de diversas modalidades e muito mais. Entre as atrações internacionais que marcaram presença na BGS 2015 estão nomes importantes no mundo dos games, como Phil Spencer, diretor da linha Xbox nos Estados Unidos, e Yoshinori Ono, produtor de Street Fighter 5. Inclusive, eles, junto com o organizador da feira, Marcelo Tavares, foram os responsáveis pela abertura oficial da BGS 2015.

IMG_8426

E logo ao adentrar a feira o público se deparava com os estandes da Razer, Activision e Ubisoft. A Razer trouxe para a Brasil Game Show produtos ainda inéditos no país, entre eles o Nabu, o Forge TV, o novo combo Cynosa Pro Bundle e o headset Kraken Mobile . Com uma loja bem estruturada dentro do estande, a Razer oferecia toda sua linha de produtos com preços especiais. Foi no da Activision que rolou as maiores filas, porque o público estava muito ansioso para jogar Call of Duty – Black Ops 3. Já no estande da Ubisoft foi possível testar os jogos Assassin’s Creed: Syndicate, Rainbow Six Siege e Just Dance 2016. Muitos convidados especiais agitaram o estande da Ubisoft, entre eles Malena, Tati Zaqui e Tommy Alvarez, responsável pela arte de Tom Clancy’s The Divison.

IMG_8276

Como de costume, os estandes mais procurados foram os das concorrentes e gigantescas Playstation, da Sony, e Xbox, da Microsoft, que se localizavam um ao lado do outro na Brasil Game Show. Entre vários eventos, brindes, lançamentos e convidados especiais, os fãs de ambas as plataformas tiveram diversão garantida.

IMG_8513

IMG_8063A Xbox já havia adiantado as novidades no evento fechado que aconteceu um dia antes do inicio da feira, onde apresentou para imprensa alguns dos jogos mais aguardados, entre eles: Halo 5: Guardians, Tomb Raider e Quantum Break. O que rolou no Xbox BGS Premiere você confere a matéria completa clicando aqui.  Já no estande, em formato de caixa verde, entre os jogos disponíveis para galera jogar, vários deles já foram lançados, cockpit’s com Forza Motorsport 6, Remaster de Gears of Wars, Mad Max, Metal Gear The Phantom Pain, Mortal Kombat X, Batman Arkhan Knight, Sixth Edge, Killer Instinct, PES2016, Rockband 4, Final Fantasy XV, entre outros. O nosso destaque fica para Cuphead, um jogo de tiro e aventura no maior estilo Metal Slug, desenvolvido pela softhouse Studio MDHR. O jogo é baseado em desenhos dos anos 30, onde o player 1 controla o simpático “cabeça de copo”, podendo jogar com outro jogador simultaneamente. Cupdhead está previsto para ser lançado em 2016. É diversão garantida e nos consoles é exclusivo para o Xbox One. Quem experimentava os games ganhava carimbos que valiam a troca por brindes como camisetas, pôsteres e adesivos. No estante da Microsoft também estava rolando a distribuição de picolés grátis, nada melhor para refrescar as grandes e concorridas filas, não é mesmo?

IMG_8301

IMG_7832Já no lado azul, o Playstation também anunciou novidades. Na apresentação à imprensa, foram várias boas notícias, dentre as que mais chamaram a atenção, os bônus e descontos na PS Store nos consoles PlayStation 4 fabricados no Brasil e também o trabalho social junto com o instituto Ayrton Senna, confira clicando aqui. Ryo-Mito, produtor de Saint Seya: Soldier’s Soul, também esteve presente no estande de PlayStation para apresentar o novo jogo da franquia “Os Cavaleiros dos Zodíacos – Alma dos Soldados”, confira a matéria clicando aqui e em breve, o nosso review. A PlayStation também exibiu para a imprensa gameplays e dois grandes e aguardados títulos, Uncharted 4: The Thief’s End e Horizon: Zero Dawn. Já o público pode aproveitar mais de 80 estações de jogos com vários novos títulos, entre eles o aguardado Star Wars Battlefront e também Street Fighter V, onde era possível jogar com a personagem Laura, revelada com exclusividade na própria BGS 2015. Dois outros jogos que foram lançados na própria feira também estavam a disposição para os gamers jogarem, a coleção remasterizada Uncharted: The Nathan Drake Collection e Os Cavaleiros dos Zodíacos – Alma dos Soldados. Além destes destaques, o estande da PlayStation estava munido de maquinas com: Destiny The Talken King, Until Down, Pro Evolution Soccer 2016, Naruto, Dark Souls III, God of War 3 Remasterizado, Transformers Devastation, entre outros. Jogos de produtoras independentes,brasileiras inclusives, não poderiam faltar na feira, Horizon Chase, Get Over Here, My Night Job e Chroma Squad movimentaram boas jogatinas no estande. Quem encarou as concorridas filas ainda teve a chance de faturar alguns brindes, como squeezes, pulseiras e vouchers. Quem jogava, ganhava um carimbo em um cupom, onde acumulados poderiam ser trocados por pôsteres e outros brindes exclusivos.

IMG_8499

IMG_8131

No estande da Nvidia o público foi surpreendido com simuladores realistas. O projeto que recebeu o nome de “Project Cars 12K”, reuniu três telas 4K que envolviam um cockpit completo que proporcionava um resultado impressionante. A Samsung apresentou durante a BGS o GameFly, recurso para Smart TVs que oferece acesso a jogos sem a necessidade de um console. O GameFly oferece mais de 50 jogos, sendo 25% deles distribuídos pela Warner. O objetivo é aumentar o catálogo do GameFly para 80 jogos até o fim do ano. A Samsung também proporcionou ao público da BGS uma experiência de realidade virtual com o Samsung Gear VR, onde era possível surfar ao lado do campeão mundial de surfe, Ricardo Medina, ou jogar uma partida de Angry Birds, sendo você mesmo o pássaro vermelho.

IMG_8461

As crianças menores puderam se divertir muito no estande do Minecraft, até porque esse era um dos espaços com menores filas, o que garantia um curto tempo de espera. Logo ao lado do estande do Minecraft estava o da Red Nose, uma conhecida marca de roupas e acessórios para os mais diversos esportes e que está estreando no mundo dos games com o Red Nose War Dogs, um Beat them Up para dispositivos móveis, gratuito para Android e IOS. Com sua quarta participação na BGS, a HyperX, divisão de produtos de alta performance da Kingston, disponibilizou ao público 20 computadores rodando jogos variados para que pudessem conhecer alguns dos lançamentos da empresa, entre eles o headset HyperX Cloud Core, versão que inclui os principais componentes do Cloud II: headphone, microfone e o cabo extensor.

IMG_8408

Depois de testar os melhores jogos do mercado, o público teve ainda a oportunidade de comprar consoles e jogos com preços diferenciados. Na Americanas o Xbox One estava sendo vendido por R$ 1.299 (sem Kinect e headset), e o PlayStation 4 por R$ 2.199. Já na Saraiva o PlayStation 4 estava por R$ 2.599. Na Loja da Sony o preço era o mesmo, mas você ganhava de brinde uma almofada em forma de joystick e edições recentes da Revista PlayStation. Os jogos também estavam com preços convidativos, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (PS4 e Xbox One) por R$ 139,99, The Witcher 3: Wild Hunt (PS4 e Xbox One) por R$ 149,99, Forza Motorsport 6 por R$ 159 e Until Dawn pelo valor de R$ 149 na Americanas. Já na Saraiva, o Evolve (PS4 e Xbox One) estava por R$ 89,99, Dying Light (PS4 e Xbox One) por R$ 139,99 e Assassin’s Creed Unity (PS4 e Xbox One) por R$ 89,99. Os preços mais em conta na loja da Sony eram Tearaway Unfolded, R$ 124, e PES 2016 (PS4), com preço de R$ 164.

IMG_8511

A exposição de videogames antigos foi uma grande oportunidade para a galerinha mais nova entender como tudo começou. O acervo reuni mais de 100 consoles, além de dezenas de jogos que recontam momentos importantes da história dos games, desde os videogames da primeira geração, como Odyssey e Telejogo. A coleção faz parte do acervo pessoal de Marcelo Tavares, fundador da BGS e maior colecionador de games do Brasil. E bem ao lado da exposição dos games, os mais nostálgicos relembraram momentos inesquecíveis com games clássicos em 80 máquinas de arcade, com jogos que fizeram sucesso nas décadas de 1980 e 1990.

IMG_8578

Estreando na BGS, o Youtube chegou chegando com um estande de 850m² e transmissão ao vivo de tudo que estava rolando. Por lá passaram os principais youtubers do momento, que interagiram com o público autografando pôsteres, jogando e comentando ao vivo. Quem também estreou na Brasil Game Show em grande estilo foi o Azubu, plataforma de streaming de vídeo com abrangência global e foco nos e-Sports. Por lá as atividades também foram transmitidas ao vivo, inclusive a Brasil Game Cup, torneio de DotA 2 que reuniu oito times do Brasil, Peru e Argentina. Assim como no ano passado, quem faturou o primeiro lugar foi a equipe brasileira Pain Gaming, que levou para casa o prêmio de R$ 40 mil.

IMG_7981

Outro importante torneio que rolou durante a BGS 2015 foi o Ultra Street Fighter IV. O gaúcho Keoma Pacheco faturou o primeiro lugar em cima do japonês Haitani e venceu a final por 3 lutas a 1. Agora, Keoma irá disputar o campeonato mundial de ‘Street IV’ nos EUA. Durante a feira os fãs de Street Fighter puderam conhecer a nova personagem do game, que foi anunciada por ninguém menos que o produtor executivo Yoshinori Ono. Laura Matsuda é uma brasileira lutadora de jiu-jitsu, que segundo Ono foi inspirada na admiração do produtor pela mulher brasileira. Após a revelação da nova personagem uma estátua foi exibida no estande da Sony.

IMG_8547

Esse ano o Pavilhão Indie ganhou um espaço de maior destaque na Brasil Game Show e uma quantidade maior de empresas exibiram o cenário de jogos no Brasil. Entre as 22 startups, destaque para Pérsis Duaik, que recebeu um prêmio da Microsoft diretamente da mão de Phil Spencer, o americano chefe da divisão Xbox. Aritana e a Pena da Hárpia foi o primeiro jogo brasileiro a se integrar com o console Xbox One com contrato de exclusividade, além de fazer parte do programa ID@Xbox.

IMG_8526

Outra atração tradicional de todas as edições da Brasil Game Show fica por conta do público que prepara seu traje especial para desfilar pela feira. Esse ano os cosplayer estavam inspiradíssimos e foi possível encontrar com cosplays de personagens de games, animes, HQs e cinema. No estande da Ubisoft rolou até um concurso valendo um Xbox One e quem faturou foi o cosplay do Defalt, o DJ hacker.

IMG_8664

E não foram só os personagens da ficção que chamaram atenção do público, muitos artistas de carne e osso passearam pelos pavilhões da Brasil Game Show. Entre alguns nome de destaque, o rapper que recém assinou contrato com a Universal Music, Pregador Luo que foi durante dois dias conferir as novidades no mundo dos games. Leia matéria no Portal Rap Nacional, clique aqui!

IMG_8336

Quem também esteve por lá foi Thaíde, o rapper e apresentador de TV do programa “A Liga”, literalmente vestiu a camisa da PlayStation e disputou uma partida de PES 2016 com Mandrake, editor do site Assim Que Se Joga! e da Revista Rap Nacional, no telão do estande do Playstation. Yudi Tamashiro, cantor e ex-apresentador do Bom Dia & Cia, estava na BGS fazendo o que mais gosta, sorteando PlayStation. Quem também foi avistado na BGS 2015, foi o jornalista Tiago Leifert, que é um dos narradores do Fifa 16.

IMG_8619

Para o ano que vem a organização da Brasil Game Show promete um evento ainda mais grandioso. Depois de oito anos de sucesso sendo realizada na Expo Center Norte a maior feira de games da América Latina vai para um espaço com 100 mil m² e pé direito de 14m, o que permite montar estandes espetaculares, de até 1 mil m² e com um número muito maior de estações de jogos. A nova sede da BGS será o São Paulo Expo, que esta sendo ampliado e modernizado para ser um complexo multifuncional.

Confira a nossa galeria de fotos e viva um pouco da Brasil Game Show 2015: