Conheça as duas primeiras músicas da trilha sonora de Halo Wars 2

A série Halo se tornou sinônimo de batalhas em larga escala, ampla história, intensas batalhas multiplayer e, é claro, músicas icônicas que nos acompanham a cada momento. Halo Wars 2, o novo capítulo da saga Halo, estará chegando ao Xbox One e PCs Windows 10 em 21 de fevereiro de 2017. Enquanto a Creative Assembly e a 343 Industries refinam os aspectos técnicos do jogo antes do lançamento, surgiu a oportunidade de falar com a equipe responsável pela música.

O compositor Gordy Haab e a Finishing Move (composta por Brian Lee White e Brian Trifon), e Paul Lipson, diretor de Áudio de Halo Wars 2, compartilharam conosco suas abordagens criativas, a importância de honrar o legado musical de Halo e como eles estão desenvolvendo uma trilha sonora que acompanhe o ritmo e o fluxo de uma batalha de RTS (Real Time Strategy – Estratégia em Tempo Real).

Falem sobre a abordagem de vocês ao criar uma trilha sonora para videogame. Vocês têm uma expectativa prévia, se inspiram em outros compositores? Como é?

Gordy Haab e Finishing Move: O ponto inicial em qualquer trilha sonora é pesquisa e descobrir o que é apropriado para o jogo específico sem muitas expectativas predefinidas. Fazemos isso lendo documentos de design e sobre os níveis, estudando artes conceituais e vendo capturas de telas de versões iniciais do jogo. Durante esse processo, começamos a entender os personagens, suas motivações e a história em geral e usamos essa narrativa e aspectos emocionais para formar o estilo musical e as escolhas instrumentais. Com Halo Wars 2, queríamos trazer de volta elementos estilísticos que são tradicionais de outras trilhas de Halo, como uma grande orquestra e um coro com uma mistura de estilos eletrônicos, mas também expandindo para novos territórios musicais.

Além disso, com a apresentação de novos personagens no mundo de Halo, e o retorno de outros, decidimos assumir a abordagem tradicional Leitmotiv ao compor temas melódicos para cada herói, vilão ou grupo de personagens, que serão recorrentes ao longo da trilha.

Paul Lipson: Um passo essencial no processo foi garantir que Gordy e o Finishing Move tivessem um guia e direcionamento estético claro sobre os objetivos da trilha sonora, incluindo os sistemas interativos e as aspirações de alto nível que nossas equipes na 343 Industries e na Creative Assembly definiram para Halo Wars 2. Como os Brians e eu tivemos muito sucesso nas incursões aos Halos anteriores, trazer a contribuição especial de Gordy ao projeto foi um processo realmente agradável. Estou impressionando com os resultados que essa equipe foi capaz de obter e eu acho que é um excelente acréscimo ao cânon do jogo.

Há algo em particular na trilha sonora de Halo Wars 2 ao qual devemos dedicar atenção especial?

Gordy Haab e Finishing Move: Procurem ouvir temas de personagens que se entrelaçam por todos os aspectos da trilha, com muitas permutações diferentes. Por exemplo, mesmo que o tema de Isabel seja predominantemente emocional e triunfante, fragmentos dele podem ser ouvidos dispersos em bombásticas músicas de ação – muitas vezes como uma sutil contra-melodia para um tema de batalha maior.

Também há um breve momento na trilha na qual os temas de Isabel Cutter Atriox e da UNSC convergem num total de cerca de cinco segundos para criar uma textura emocional que marca um momento-chave na história. Na primeira audição, muitos podem deixar isso passar. Mas foi incluso como uma surpresa para os aficionados em trilhas sonoras descobrirem.

Imaginem isso: é o dia de lançamento de Halo Wars 2. Os fãs estão sentados em seus sofás, iniciando o jogo pela primeira vez, quando a trilha sonora começa. Quais são as sensações ou emoções que vocês esperam despertar nessas pessoas que ouvem o trabalho de vocês pela primeira vez?

Paul Lipson: Espero que os fãs fiquem impressionados e emocionados pela qualidade, arte e paixão que colocamos nessa trilha – e que fizemos música de Halo tanto para antigos quanto para novos fãs. O Universo Halo é algo emotivo e inspirador de se trabalhar e achamos que essa trilha sonora define um novo patamar para Halo e experiências RTS em qualquer plataforma.

Gordy Haab e Finishing Move: Esperamos que as pessoas experimentem e aproveitem toda a trilha sonora em vez de desligar e colocar suas playlists habituais do Spotify – ela é realmente boa. Vocês vão gostar!

Do Xbox Wire