Microsoft anuncia que usuários de Xbox One, PS4 e PC poderão jogar entre si

Jogadores que têm conta na Xbox Live poderão se conectar a usuários de outras plataformas, como PlayStation 4

A Microsoft anunciou na última segunda-feira que irá oferecer suporte cross-play para seus consoles e sistemas operacionais. Ou seja, os usuários que têm conta na Xbox Live – seja com Windows 10 ou Xbox One – poderão se conectar a jogadores de outras plataformas, como PlayStation 4.

Segundo Chris Charla, diretor da ID@Xbox – programa de desenvolvedores do console da Microsoft –, caberá às produtoras se querem ou não que o recurso seja incluso em seus games. Em comunicado publicado no blog oficial do Xbox, Charla ressaltou que os usuários da Xbox Live poderão escolher se desejam ou não jogar com usuários de outros consoles e sistemas.

Um dos primeiros jogos que oferecerá suporte cross-play será Rocket League, da desenvolvedora Psyonix. O game de futebol entre carros será lançado para PS4, Xbox One e PC – sendo que possibilitará a conexão entre as duas últimas plataformas. Ainda não há confirmação se o videogame da Sony participará do cross-play. Porém, Charla comentou no blog que há um convite aberto para outras redes participarem. Até o momento, a Sony não se manifestou.

De acordo com o site The Verge, o cenário de games no futuro irá mudar se os desenvolvedores e outros consoles acompanharem a Microsoft no suporte multiplataforma. Conforme a publicação, atualmente os usuários precisam decidir entre PlayStation ou Xbox. Para isso, muitas vezes eles se baseiam nas escolhas dos amigos.

Com a possibilidade do cross-play, o The Verge aponta que será criado um debate sobre quais títulos devem oferecer partidas entre consoles e PC. Por exemplo, mouse e teclado podem ser mais vantajosos que um controle para um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS). Portanto, cabe aos desenvolvedores o desafio de tentar balancear os jogos entre as diferentes plataformas.