Por Willian Domingues

Prepare-se para ver o seu Xbox One trabalhar a todo vapor e com tudo no máximo, rodando liso em 1080p e 60 quadros por segundo em Halo 5: Guardians, é o primeiro jogo da série para a nova geração de consoles lançado mundialmente nesta terça-feira (27), este, gloriosamente o novo cartão de visitas e exclusivo para o console da Microsoft. Não é atoa, que foram investidos mais de U$ 4,6 bilhões nesta franquia de ficção-científica que com certeza irá agradar não só os jogadores assíduos de Halo, mas também aqueles que estão chegando agora.

Desenvolvido pela 343 Industries, o jogo chega memoravelmente para suprir todas as expectativas e peso que o nome Halo carrega. Embarque nesta incrível batalha pelo universo e prepare-se para se surpreender com os mínimos detalhes que estão esculpidos desde a armadura dos personagens aos belíssimos cenários, e tudo isso com uma excelente trilha sonora que vai te envolvendo cada vez mais no mundo futurístico de Halo 5: Guardians.

Campanha
Não vamos focar a nossa análise em cima da história, pois o próprio, se encarrega disso quando você começa a jogar, desde a abertura aos vídeos que antecedem e finalizam as fases que vão criando um filme de ótimo roteiro à cada missão concluída. Pela primeira vez você vai se sentir como um espartano e o primeiro grande diferencial da jogabilidade do modo campanha é com certeza a ausência de Master Chief como personagem principal, por outro lado, uma nova estrutura de campanha, com oito personagens de diferentes personalidades, jogáveis ​​através de duas equipes separadas, Osiris, formada por Vale, Buck, Locke e Tanaka e Equipe Azul, formada por Linda, Jefe Maestro, Kelly e Fred. Com certeza é mais emocionando batalhar junto à um esquadrão, do que sozinho. No total, são 15 missões pelos mais variados cenários, onde você vai entrar em uma verdadeira perseguição pelo universo.

h5-guardians-campaign-establishing-swords-of-sanghelios-past-glory-ccdfabfe6b6b4b31abd68d13515570aa

Para os jogadores que gostam de debulhar o jogo por completo e concluir 100% o modo de história, centenas de colecionáveis intel estão escondidos pelas missões. Há também skulls escondidas nos mapas. As “caveiras” podem ser usadas como modificadores para fazer a campanha ainda mais desafiadora. Normalmente estes extras estão muito bem escondidos, em passagens secretas e locais de difícil acesso, então, pra quem pretende ir atrás, aconselho a jogar a missão mais de uma vez, pois na segunda partida você contará com recursos e orientações para chegar até os benefícios. Alguns jogadores estão comentando que as missões e modo campanha são curtos e fáceis de serem concluídos, então reforçamos a dica e desafiamos você a jogar no modo “Legendary”, que é o modo que estou jogando atualmente, mas vou confessar, que existem alguns “chefões” que estão impossíveis de serem destruídos. =D

Armas
Outro ponto forte e diferencial de Halo5: Guardians é a melhoria geral nas armas. A sensação em usar os diferentes tipos de armas e não parecer que é a mesma, é algo que faltava em Halo. Faltava! Pois agora está perfeito! Agora, durante os disparos, você sente um “tranco” diferente. Além de cada uma delas possuir a sua própria mira, o que diferencia bastante das versões anteriores da franquia e cria encontros mais exclusivos no campo de batalha.

Outro ponto positivo é que, agora o botão LT aproxima a mira, assim como a maioria dos FPS atuais. Desta maneira facilita e aumenta a dinâmica da jogabilidade, principalmente no modo multiplayer, mas sem perder a essência de Halo.

Não são bem “armas”, mas acredito que se encaixa neste entretítulo algumas funções que nos agradou bastante. A primeira delas é a ativação do impulso, que facilita algumas esquivas e fugas durante as batalhas, o que também não havia nas versões anteriores de Halo. Pressionando o botão B, você pode esquivar para os lados ou dar um impulso maior para frente, durante os pulos. Ao correr e pressionar RB, você dá um golpe de corpo-a-corpo, ótimo para afastar inimigos e também abrir passagens secretas.

Em campanha, também temos o modo cooperativo, onde é possível completar as missões acompanhado de mais três amigos online.

h5-guardians-warzone-assault-dispatch-fixer-upper-b809029b339149b4a0017c357e95f25b

Multiplayer

Está difícil parar de jogar o modo multiplayer de Halo 5: Guardians. Estou jogando a dias, e vou lhe dar uma dica, quando for iniciar uma partida é preciso esquecer do tempo, pois com certeza vai lhe render boas horas de jogo. O melhor multiplayer da série está com emocionantes modos originais, a começar pelo fantástico WarZone, ou melhor, “Zona de Guerra”.

Warzone, que está disponível pela primeira vez em um multiplayer de Halo, combina o famoso “mata-mata” com missões de capturar base inimiga em um único lugar para criar uma experiência que vai agradar a todos, principalmente aqueles que gostam de jogar em mapas gigantescos.

As partidas são para 24 jogadores, 12 vs 12, onde as equipes competem para chegar a 1000 pontos, seja matando ou capturando as bases ou arsenais dos adversários. Vários chefões também estão espalhados pelos mapas, seja em uma base, arsenal ou em veículos, principalmente os aéreos, derrote-os e prepare para receber toneladas de pontos. Neste modo, os jogadores podem comprar armas, veículos, power-ups, e personalizar os seus personagens, mas para isso, você precisará de REQ Point’s, que são adquiridos automaticamente como recompensa. Quanto mais você joga, mais você ganha para comprar REQ Pack’s, que também podem conter novos emblemas, skins, armaduras, entre outras regalias para equipar o seu Spartan. São 175 sets de armaduras, 30 variações de veículos, 53 cores de visores, 218 emblemas de jogador. A customização pode ser feita durante o jogo ou através do aplicativo Halo Waypoint, clique aqui

Ao contrário dos gigantescos mapas do Zona de Guerra, o modo Arena contém mapas pequenos, onde até oito jogadores, divididos em duas equipes, vão trocar tiros em partidas rápidas e cheias de ação. Ao clicar no modo multiplayer “Arena”, abre-se um leque com mais opções, que são: Arena em equipe; que reúnem todos os mapas e modos seguintes em uma sequencia,  Assassino; que é o tradicional mata-mata em equipe, Fuga; um dos modos mais divertidos e rápidos do jogo, com partidas rápidas de no máximo 2 minutos cada, você só tem uma vida e o objetivo é eliminar todos os jogadores da equipe adversária e capturar a bandeira. Não há respawns e nem radar, aumentando o nível de dificuldades e a adrenalina vai a mil, Liberado para todos; que é o modo “cada um por sí” e swat; que não contém escudos ou sensor de movimento.

h5-guardians-arena-breakout-trident-not-nice-3c8c4be5f2ad43e58f0ee6ac9455d5df

Sentimos falta dos modos Big Team Battle e Forge, mas segundo informações, ambos estão previstos para serem inclusos no jogo através de atualizações que serão lançadas nos próximos meses.

No total são 28 mapas que foram disponibilizados já no lançamento do jogo e mais 18 estão na programação para serem liberados gratuitamente em futuras atualizações, totalizando 39 mapas no modo multiplayer.

Assim como no Halo Waypoint, no app Halo Channel para iOS, Android e Windows Phone, você pode checar o seu histórico de jogo nos modos Warzone, Arena, Ranking, Condecorações, o progresso na campanha e mais!

Conclusão

Com certeza Halo 5: Guardians é um dos melhores jogos já lançados para Xbox One e vai agradar não só os fanáticos por Halo, mas também os novos jogadores de todas as idades, seja você um expert em FPS ou um jogador casual. O jogo é lindo e de brilhar os olhos. Com ambientes ricos em detalhes onde cada qualidade faz o diferencial e soma pontos para darmos 10 em nossa qualificação. Não encontramos nenhum ponto negativo no jogo, seja no modo campanha ou no multiplayer. A jogabilidade é digna e a diversão é garantida. A perfeita iluminação, os detalhes nos cenários, nas armas, nas armaduras dos inimigos, são notáveis, desde as marcas de batalha ao brilho das rajadas quando os espartanos estão trocando tiros. A belissíma trilha sonora e os efeitos especiais dão todo o clima ao jogo, desde os estrondosos barulhos de tiro até a dublagem em português, são de tirar o chapéu. Jogue com um headphone e transporte-se para o mundo de Halo.

PONTUAÇÃO DO REVIEW
Gráficos
10
Jogabilidade
10
Trilha Sonora
10
Campanha
10
Multiplayer
10
História
10
COMPARTILHE
Artigo anteriorGrand Theft Auto Online trás surpresas de Halloween
Próximo artigoMiitomo é o primeiro jogo da Nintendo anunciado para dispositivos móveis