Por Anderson Angioletti

Pro Evolution Soccer 2017 simplesmente voltou ao jogo este ano, a Konami fez um belo trabalho de refinamento através de controles simples e jogabilidade fluida. PES 2017 consegue deixar de lado a conexão entre pensamento e ação em um jogo de futebol.

De alguma forma os jogadores agora sabem o que você esta pensando, qual jogada você fará, conseguem se desmarcar inteligentemente, jogadas em profundidade estão mais fáceis do que nunca, algo deslumbrante o que fizeram com a Inteligência Artificial (IA) do jogo. A maior profundidade sua dentro das táticas do jogo servem ainda mais para remover as barreiras entre você e seu time, dessa vez você se sentira o próprio Tite.

28558885945_f22602db83_b

O leve facelift nos moldes do jogo e o pouco conteúdo novo fora de campo, não são empecilhos para o nível de inovação dentro de campo e o quão bom ficou o futebol.

A IA do jogo está surpreendente, embora eles ainda cometam erros – normal até mesmo porque todo ser humano também cometem erros – as suas habilidades são um espelho da vida real. Fique atento a posição da equipe, e verá o quão mais inteligentes estão, comparando com as versões anteriores de PES.

A jogabilidade corporal está bem mais solta, com o controle de bola melhorado você verá que as jogadas estão mais agradáveis, deslocando o peso corporal do seu jogador afastando seus adversários para ir em direção ao gol.

Envolva toda a emoção de dentro do jogo e naturalmente você percebe que até o arbitro está mais inteligente, se envolvendo mais nas jogadas e sendo mais duro do que nunca com as brigas e disputas de bola. Some tudo isso com a multidão do estádio reagindo por cada jogada, falta, disputa de bola e gols e sinta cada vez mais a sensação de estar dentro de um jogo real ao se empolgar com cada jogada bem-feita. Inclua também a dificuldade do jogo, você notará que cada vitória sera árdua, pois o nível de dificuldade aumentou junto com a IA. Milton Neves e seus clássicos comentários dão uma pitada a mais no jogo, porém, ao longo do tempo se tornam repetitivas e muitas vezes errôneas com o real lance, nada que afete a grandeza do jogo.

A Konami consegui licenças com Liverpool, Arsenal, Borussia Dortmund e Barcelona, graças a isso você poderá jogar com táticas implementadas nos respectivos times como, jogar com pressão, Tique-Taque e o Falso 9. Você notará quando estiver usando tais táticas, pois elas foram implementadas de um modo muito realístico e sincronizado. Porém, tirando essas táticas disponíveis, ao longo do tempo você sentira falta de outros tipos de jogadas.

Outro trunfo do PES 2017 para nós é a presença de todos os times brasileiros da Serie A, como também os estádios nacionais como Vila Belmiro, Mineirão, Morumbi, Beiro Rio, Arena Corinthians e o calssico Maracanã. Além da inédita parceira com a CBF que traz o Campeonato Brasileiro de forma oficial no PES 2017, junto com Taça e Bola oficiais do campeonato.

Os modos de jogo estão praticamente iguais aos do ano passado com uma pequena mudança necessária na interface, proporcionando uma experiência mais limpa e acessível. A única mudança notável nas modalidades, é o dia de prazo de transferência na Master Liga, que agora você pode decidir fazer transferência a cada duas horas.

O modo online até o momento deixou um pouco a desejar, embora existam sinais de melhoria comparado com o ano passado, ainda faltou algo. Falta de estabilidade nos servidores, lag e desconexões foram frequentes durante nossas partidas online. A busca por uma partida também está demorando muito para encontrar um adversário, menos que o título anterior, porém ainda falta muito para ser o desejado, mas acreditamos que a Konami deve resolver estes probleminhas muito em breve.

A parte gráfica do jogo realmente é um pario duro com seu arque rival FIFA 17 que mudou para o novo motor gráfico Frostbite, porém alguns trabalhos com os jogadores, ficaram realmente semelhantes e impressionate. Não é uma monstruosidade, mas um jogo deslumbrante que só aumenta o realismo do jogo.

A Konami também permite que você edite os kits e os nomes das equipes para ignorar o licenciamento da FIFA. Uniformes e escudos também podem ser importados de vários sites feitos por fãs.

O realismo realmente é algo impressionante neste ano, tanto na parte tática do jogo, como na IA com lances mais precisos, como toques, marcações e lançamentos. A qualidade gráfica melhorou muito, os goleiros estão mais inteligentes (consequentemente mais difícil de fazer gols) e os árbitros estão mais inteligentes. Os únicos pontos negativos são no modo online, que melhorou, mas precisa melhorar mais para ser aceitável, mas é algo que não ofusca o excelente trabalho de refinamento feito pela Konami no PES 2017.

PONTUAÇÃO DO REVIEW
Gráficos
10
Jogabilidade
9
Diversão
9
Som
9
COMPARTILHE
Artigo anteriorBeta de Call of Duty: Infinite Warfare chega primeiro para PS4
Próximo artigoDestiny: Rise of Iron – modo Heroico da Ira da Máquina começa na próxima semana