Um dos jogos mais divertidos e exclusivo para PlayStation 4 estará à venda a partir de amanhã (12/4), mas nós do site Assim Que Se Joga! tivemos acesso antecipado e trazemos para você uma análise prévia ao lançamento deste grande título que é Ratchet & Clank.

O novo Ratchet & Clank produzido pela Insomniac Games e publicado pela Sony foi Inspirado em elementos do título original lançado para PS2 em 2002, que na época foi considerado um dos melhores jogos de plataforma de todos os consoles. Um sucesso que atravessou uma geração com 10 títulos lançados para console, dois para portáteis e uma coleção HD, a Insomniac decidiu que a melhor maneira de levar o legado de Ratchet and Clank para os novos consoles é voltando ao inicio e começar de novo. Muito mais do que um remake, o jogo foi desenvolvido em conjunto com o filme de animação Heróis da Galáxia, que estreia nos cinemas brasileiros no dia 5/5 nas versões 2D e 3D, ou seja, Ratchet and Clank é o jogo baseado no filme que foi baseado no jogo. Leia o review e também assista o nosso gameplay que trás a primeira hora de jogo.

A origem dos personagens

O prefácio do game é na Penitenciária de Aleero, no Planeta Kerwan, quando um robô policial pede para abrirem a cela e um presidiário cômico de cabeça roxa é acompanhado por seguranças robóticos fortemente armados até a sala do chefe, o super-herói mais famoso da galáxia é o Capitão Qwarki, que está bem tranquilo e favorável sendo massageado por um de seus subordinados. O bandidão de cabeça roxa, conhecido como Shiv Helix, diz ser um grande fã do herói e fazendo um trocadilho típico de filme, diz que já até encomendou o jogo holográfico do Ratchet & Clank. O herói então demonstra-se desconhecer o jogo e pensa que o fã está falando sobre o filme e é aí que o indivíduo diz que está falando do jogo, que é baseado no filme, que já comprou e recebeu o e-mail de confirmação que iria recebê-lo na prisão. O herói com um olhar surpreso constata “Estão fazendo um jogo baseado num filme baseado na minha vida?”. Entristecido, Capitão Qwarki diz que não foi consultado, mas que a culpa é toda dele mesmo por estar longe do público adorado em um lugar esquecido há muito tempo, mas que agora, ninguém iria ouvir sua versão. O bandido que tem o super-herói como ídolo, comovido com o fato, diz que gostaria de ouvir o capitão. Senta que lá vem história… Tudo começou com um Lombax infeliz chamado Ratchet….

Você controla Ratchet, um personagem simpático, o último da raça Lombax, que tem características bastante semelhantes a de um gato doméstico. Ratchet está tentando sair de fininho de sua base de trabalho para ir em um evento de teste dos Patrulheiros Galácticos, onde Capitão Qwarki é a grande atração da noite. Mas Grimi, uma espécie de chefe, pega o gato no pulo e ordena que ele não saia da garagem até ajudar a consertar a nave do Sr. Micron, que provavelmente é o patrão geral da bagaça. Basta você girar uma engrenagem com o botão quadrado e fazer uma inspeção nas luzes na aeronave e pronto, você estará liberado para seguir pela aventura de chegar até o local do teste e então se tornar um patrulheiro galáctico. 

Você está no Kyzil Plateau, em Veldin e a primeira missão do jogo é chegar ao campo de teste dos Patrulheiros Galácticos, enquanto segue em frente, aos poucos e com orientações no estilo tutorial, você vai aprendendo os comandos básicos. Armado a principio de uma chave de boca, Ratchet pode golpear ou arremessar a arma no estilo bumerangue ou pular pra cima acertando simultaneamente os inimigos. Quanto mais inimigos você elimina, mais parafusos você ganha, assim como as caixas que estão espalhadas por todo o jogo também trazem parafusos, munições e outros itens.

RCPS4_5_nov_run

Ao chegar no Espaço de Eventos dos Patrulheiros Galácticos você terá que concluir alguns desafios simples, como saltar sobre alguns obstáculos, pular entre plataformas movediças, quebras caixas, abrir caminhos com granadas de fusão e derrotar dezenas de inimigos. Mesmo tendo feito tudo certinho, Capitão Qwarki subestima Ratchet, por ser pequeno e ter uma massa molenga de inexperiência, além de ser descontrolado e perigoso. Ratchet sai da sala do super-herói bem decepcionado. Enquanto isso no Planeta Quartu, o vilão do jogo, o cientista maluco Dr. Nefarious, constrói vários robôs de guerra programados para destruir os Patrulheiros Galácticos e é aí na fábrica que surge Clank, um robozinho que foi diagnosticado como peça defeituosa e que a partir daí será caçado para ser eliminado. Sob seu controle, Clank precisa fugir da fábrica correndo em direção da tela, esquivando de obstáculos para manter-se vivo até o final da fase para fugir de seu planeta em direção Veldin. É lá que está Ratchet, entristecido por não passar no teste para ser um patrulheiro, ele avista a nave de Clank caindo em seu planeta e vai correndo até ela e resgata Clank, que está desacordado na nave que está prestes a explodir. Após salvar o robozinho, Clank diz para Ratchet que tem um exército chegando para destruir os patrulheiros e é aí que surge a amizade e a dupla Ratchet & Clank. A partir daqui, vamos deixar que você continue a história do jogo, que é repleta de trechos do filme entre uma missão e outra.

4_metro_train

Jogabilidade

No maior estilo Metal Slug, só que em um mundo aberto 3D, você precisa destruir tudo o que vê pela frente, irá seguir controlando Ratchet e em outras fases o Clank. Você precisa eliminar as diversas espécies de bizarros inimigos, destruir caixas e arrecadar os parafusos, que são as moedas do jogo que servem para comprar armas e itens. Outra moeda são os raritánios bônus, que são conquistados após concluir missões do jogo, os raritánios servem para reabastecer energia e munições, fazer um upgrade nas armas e potencializar a árvore de habilidades, então quanto mais você joga, mais forte e preparado fica para avançar no jogo. São inúmeras possibilidades de combinações e armas, logo nas primeiras fases você consegue desbloquear várias, que vão desde as granadas de fusão ao lança chamas que vão cuspir fogo nos inimigos. Para trocar de arma de forma rápida basta usar as setas do direcional do joystick, uma função útil e prática durante os tiroteios.

Durante o jogo você encontrará packs de cards escondidos que servem para desbloquear bônus especiais. Uma vez que você tenha atingido o nível máximo de uma arma, considere tentar outras. Cada inimigo abatido contabiliza XP para sua arma, então se ela já está no máximo, você perderá XP.

Os personagens também podem usar o famoso pulo duplo para alcançar plataformas mais distantes ou esquivar de armadilhas e tiros. Escalar pulando de uma parede para a outra vai permitir alcançar superfícies mais altas e a habilidade de mergulhar vai lhe proporcionar atravessar por túneis, cavernas ou escorregar por corredores de agua.

Totalmente dublado em português do Brasil, Ratchet & Clank é um jogo para crianças a partir de 10 anos e tem uma jogabilidade simples e prática que vai lhe grudar no joystick.

RCPS4_3_ari_run

Gráficos

Ratchet & Clank coloca em pratica todo o processamento gráfico do PlayStation 4, que resulta em lindas imagens, com texturas brilhantes e animação de personagem de alto nível. O jogo tem uma riqueza tão grande nos detalhes gráficos que na minha opinião é um dos mais bonitos lançado até o momento nesta nova geração de consoles. De tão impressionante, em alguns momentos, a animação CG entre uma missão e outra acabou e eu não me dei conta que já estava no controle do personagem.

Insomniac realmente caprichou na beleza do jogo, e isso é notável nos detalhes de cada cenário. A iluminação e câmera também colaboram para destacar tudo, seja no cenário seco dos montes de Veldin ou nos lindos gramados verdes, árvores e natureza de Novalis.

Audio

A narração do jogo em português do Brasil cheia de humor do Capitão Quark com certeza dá um clima empolgante ao jogo, mas a trilha sonora e efeitos especiais, desde o barulho da agua, tiros, bombas e explosões são totalmente fieis nesta emocionante e agitada aventura. Também é possível ativar ou desativar legendas, assim como mudar para sua linguagem preferida.

Diversão Garantida

Eu que já era fã da versão original do jogo fiquei de queixo caído e muito feliz com o resultado impressionante de Ratchet & Clank no PlayStation 4, que com certeza supriu todas as minhas expectativas. Com uma história cheia de humor e gráficos incríveis, o jogo totalmente reformulado, em alguns momentos trás a lembrança  de diversão de quando jogamos pela primeira vez Super Mario 3d ou Crash Badicoot, só de mencionar estes dois clássicos no texto, você já sabe que vale e muito a pena. A variedade de armas, missões e objetivos tornam o título único e longe de ser cansativo, cada fase que você passa, mais quer jogar e descobrir o que vem pela frente. Ratchet & Clank é um jogo que indico não só para crianças e fãs da série, mas para gamers de todas as idades e apesar de ser um título originalmente lançado há 10 anos atrás, é um jogo totalmente reformulado e atual, um game exclusivo de PS4 que você precisa ter em sua coleção. Outro ponto positivo é que Ratchet & Clank tem um preço sugerido bem abaixo dos outros lançamentos e deve chegar nas lojas por apenas R$149,00 e quem comprar ainda ganha um ingresso para o filmeDiversão garantida!

 

PONTUAÇÃO DO REVIEW
Gráficos
10
Diversão
10
História
9
Jogabilidade
9
Preço
10
COMPARTILHE
Artigo anteriorSegunda etapa online do torneio de Dota 2 da Brasil Game Cup (BGC) acontece nesse sábado com 64 equipes
Próximo artigoTrailer de Gears of War 4 mostra novo herói e o renascer de um pesadelo