Por Willian Domingues
Edição Elaine Mafra

Are you ready? Prepare-se pois a maior série de jogos de luta está de volta e vai lhe proporcionar grandes emoções. Quase uma década após o título anterior, Street Fighter V chega para contemplar os fãs com a melhor versão já lançada em todos os tempos.

SF V marca o retorno triunfal de um jogo que marcou gerações e pela primeira vez na história o título não foi lançado para arcade, plataforma onde Street Fighter sempre estreou, desta vez, para alegria de uns e tristeza de outros, o jogo é exclusivo para PlayStation 4 e PC.

Single Player

Ao jogar Street Fighter V pela primeira vez você vai se deparar na tela inicial com o menu História, que serve como um prólogo para uma atualização futura que deve completar este modo. Este menu também trás um modo Tutorial para que os novatos e poucos que ainda não jogaram um jogo da série aprendam os primeiros passos. Outras opções são o modo Versus, onde é possível jogar um jogador contra o outro em modo off line, e há também o modo Sobrevivência, onde você luta até onde aguentar com uma única barra de energia e adquiri pontos conforme conquista vitórias, podendo gastar pontos para repor sua energia ou comprar extras. Em Treinamento você escolhe um mapa e um personagem para você e outro para servir de saco de pancadas para que você possa aprender e aprimorar seus golpes e combos. As outras opções do menu são relacionadas às partidas on line, que vamos detalhar mais à frente.

historia-sfv

Todas as DLCs Gratuitas 

O jogo lançado não é uma versão final, Street Fighter V está em constante desenvolvimento e marca o início de uma nova era e um novo modo de como a Capcom desenvolve e distribuí seus jogos. Enquanto você vai jogando e aumentando suas habilidades, a produtora continua trabalhando para aprimorar o título. Você agora deve estar pensando que a Capcom quer lucrar com isso, lançando um jogo incompleto para depois vender DLC, mas pelo contrário, Street Fighter V terá várias atualizações durante os próximos meses, porém, todas elas serão totalmente gratuitas. Fantástico, não? Este é o primeiro Street Fighter em que é possível receber todos os personagens pós-lançamento a partir da sua compra inicial do jogo base.

Criado e pensado à longo prazo, conforme o desenvolvimento do jogo vai sendo concluído, a Capcom disponibilizará atualizações que vão trazer as novidades e melhorias aos jogadores, ao invés de soltar tudo junto dentro dos famosos “pacotes de expansões”. Isso é um compromisso firmado entre a produtora que já tem uma agenda programada para 2016 e futuramente aos próximos anos. A primeira atualização será lançada ainda neste mês de março e trará o novo personagem Alex, o modo desafios/provas, o suporte aprimorado para o lobby on line, onde será possível convidar até oito pessoas para entrarem em um lobby on line para assistir às partidas e também a Loja, onde dentro do próprio jogo será possível comprar conteúdo adicional para SFV, com a moeda virtual do jogo, que vamos abordar logo abaixo. Já em Junho, outra atualização trará uma expansão na História Cinematográfica do jogo que deve preencher a lacuna no modo single player.

personagens-sfv

Nova jogabilidade

Sem tirar a essência que o jogo carrega por quase três décadas, a Capcom simplificou a experiência oferecendo uma nova mecânica especial batizada de V-System, que enfatiza as habilidades e características distintas de cada lutador. Esta nova mecânica é composta pelos ataques V-Skill, V-Trigger e V-Reversal, que gira em torno da nova barra V-Gauge, que vem completamente separada da barra EX que ao preenchê-lá permite aos jogadores aplicarem os especiais chamados de “Critical Arts”. A V-Gauge é preenchida conforme você recebe golpes do oponente ou acerta uma V-Skill no adversário, o número de unidades da V-Gauge varia de um personagem para o outro e que se não for usada, esvazia no termino de cada round.

Se a barra V-Gauge estiver no máximo e você pressionar os botões de soco forte + chute forte simultaneamente, você ativará a V-Trigger, uma ação especifica de cada personagem, que pode ser um super ataque especial, teletransporte ou um poder por tempo limitado. Este benefício pode alterar radicalmente o rumo da partida, trazer uma reviravolta caso você esteja perdendo ou acabar com o oponente de vez!

Os V-Skills podem ser usados sem que a barra V-Gauge esteja completamente cheia, eles são ativados pressionando os botões de soco médio + chute médio ao mesmo tempo, que resultará em uma ação de suporte, alguns personagens ganham novas habilidades, já outros podem usar para anular ataques ou projéteis.

V-Reversal são efeitos de contra-ataque que são ativados apertando o botão para frente do direcional + os três botões de socos ou chutes juntos ao mesmo tempo ao se defender de algum ataque do adversário. O tipo de contra-ataque varia de acordo com o seu personagem e custa uma unidade da V-Gauge.

Personagens

Voltando a falar sobre os personagens, no total são 16 logo de início, oito deles já são clássicos e conhecidos por todo gamer, Cammy, Chun-Li, Dhalsim, Ken, Ryu, M. Bison, Vega e Zangief. Tem também mais quatro que apareceram na série Alpha e estão de volta, são eles: Birdie, Charlie, Karin e R. Mika. E é claro os novos, que se enquadram perfeitamente ao jogo, confira:

street_fighter_5_laura-2

A linda e gostosa Laura, é o terceiro personagem brasileiro a aparecer em Street Fighter, e representa nosso país na série ao lado de Blanka e seu irmão Sean. A morena de olhos castanhos é bem estilosa e tem um penteado meio solto e meio trançado. Segundo o produtor executivo, Yoshinori Ono, sua beleza foi inspirada em mulher brasileira que ele conheceu. Já o estilo de luta de Laura lembra bastante o capoeirista Eddy, da série Tekken. Laura usa um top esportivo e uma calça de artes marciais verde brilhante com revestimento em amarelo, junto com uma faixa preta. O esquema de cores de sua roupa correspondem a bandeira brasileira. Descrito como “boêmio”, Laura tem uma personalidade espirituosa e cheia de energia livre e gosta de emoções. Semelhante a Makoto , ela tem um desejo de promover o estilo de luta de sua família. Laura é a irmã mais velha de Sean Matsuda e foi treinada por seu avô na arte da família Matsuda Jiu-Jitsu, que é inspirada no Jiu Jitsu Brasileiro. Alguns de seus ataques especiais são inspirados no golpe “Army Lock”, do Jiu Jitsu. Os meus preferidos são Bolt Charge ( Direcional em meia lua para frente + Soco ) que resume em uma cotovelada, uma queda aplicada e na sequencia uma chave que quebra a perna de seu adversário. O Split River é bem parecido de se fazer, ao invés de apertar o soco médio, o movimento faz a mesma coisa, só que o ataque é na perna do adversário, este golpe aplica-se no braço do adversário, assim como o original Army Lock. O Critical Art de Laura ( Giratório em meia lua para frente duas vezes + chute) é incrível e assim como os dois especiais citados acima, também usa o Jiu Jitsu como finalização, que após uma dura queda e rolamento, imobiliza o adversário de barriga no chão, aplicando um mata-leão. Sem dúvidas nenhuma, Laura representa muito bem a arte marcial brasileira em Street Fighter V.

rashid-print

Eu que era acostumado jogar só com os clássicos Ken e Ryu, me adaptei muito bem com estes novos personagens e confesso que são os meus principais. O árabe Rashid é um dos meus favoritos e é o personagem que utilizo atualmente para as partidas on line. Com um traje típico do Oriente Médio, o personagem que usa cavanhaque comprido tem um protetor ocular amarelo em seu olho esquerdo que pisca brevemente quando usa o V-trigger. Com um turbante árabe na cabeça, Rashid usa como traje principal uma túnica branca sobre uma calça militar da região, pulseiras cinzas e elásticos amarrados em seus biceps.  Rashid tem uma afinidade para qualquer tipo de tecnologia de ponta e outras coisas novas. Como Elena, ele também gosta de fazer amizade com outras pessoas que encontra em suas jornadas. Em suas batalhas, Rashid está sempre acompanhado de seu avô e seu servo, Azam, que se parece muito com Zangief. Rashid luta usando seu próprio estilo de luta derivado do Parkour. Ele usa pontapés acrobáticos e tem a capacidade de controlar os ventos, algo semelhante ao Hokuto, para criar pequenos tornados ao utilizar alguns de seus ataques especiais. Sua V-Trigger, Yssar (Soco Forte + Chute Forte) convoca um tornado gigante, que pode ser usado como uma barreira para bloquear o adversário e tira muita energia quando pega em cheio. Sua Critical Art , Altair ( Giratório em meia lua para frente duas vezes + soco) engole o adversário em um tornado gigante e o danifica várias vezes antes de arremessá-lo para o chão com um pontapé devastador. Rashid é também o primeiro personagem a ter quatro V-Skills, uma ótima escolha na hora de jogar, o que também pode ser um pouco apelão, rs.

necalliheader

O monstrão Necalli é um lutador forte e poderoso que vai colocar medo em muito adversário. Grande atrativo do visual de Necalli são os dreadlocks pretos e compridos, que dão todo o estilo no grandalhão musculoso de olhos amarelos, que tem várias cicatrizes que envolvem o peito e os braços. Ao ativar o V-Trigger, sua aparência muda drasticamente, seu cabelo explode e se solta dos dreadlocks, ficando compridos e vermelhos no maior estilo Lion do Thunder Cats. As cicatrizes do rosto e do corpo começam a brilhar em vermelho e Necalli fica duas vezes mais poderoso do que já era. Necalli é uma criatura fortemente baseada na mitologia asteca. A aparência de Necalli é baseada no deus Huitzilopochtli. Necalli é um misantropo ou seja, não gosta de seres humanos em geral. Ele tem uma personalidade selvagem, um pouco semelhante ao Blanka (quando irritado), mas é muito mais malicioso e instável. O estilo de luta de Necalli é uma mistura de brigas “selvagem” e wrestling. Seus golpes especiais incluem vários ataques de agarrões, como por exemplo o Mask of Thalli, que agarra o adversário pelo rosto e remessa-o contra o chão. Outro de bastante impacto é o Valiant Rebellion, que dá um pisão que chega a trincar o solo e causa bastante dano ao adversário se ele estiver próximo. Quando acionado a V-Trigger Torrent of Power, os ataques de Necalli mudam completamente de estilo e para tirar um bom proveito do poder é preciso confiar mais na força bruta utilizando mais os golpes de contato direto. Os nomes dos seus movimentos são inspirados em vários aspectos da cultura asteca, mais precisamente do Sol e sacrifício humano. O lutador é um dos poucos que tem mais de um Critical Art, a principal e devastadora, Ceremony of Honor ( Giratório em meia lua para frente duas vezes + soco), agarra o rosto do adversário e o arrasta pressionando contra o chão até encostar o oponente contra a parede e como um tigre, ou no maior estilo wolverine, ele usa suas garras para desferir dezenas de golpes certeiros. Necalli é uma boa escolha de lutador para aqueles que gostam de jogar no ataque ofensivo quase que sempre.

fang-sfv

O venenoso FANG, é um cara magrelo e alto de cavanhaque fino que usa rabo-de-cavalo como penteado em baixo de um chapelão que combina com o qipão (vestido chinês) com base nas cores azul marinho e preto. O projeto de Fang, e vários de seus movimentos, atrai comparações com vários personagens de ficção, tais como Hsien-Ko de Darkstalkers, também da Capcom, Kung Lao de Mortal Kombat e até mesmo os dois assassinos conhecidos como os “Harpists” no filme Kung Fu Hustle. Fang é o segundo no comando da Shadaloo, ficando abaixo somente de M. Bison na hierarquia (substituindo Sagat em algum momento não especificado). Fang é impulsionado principalmente por um intenso desejo de sobreviver, viver a sua vida acreditando que cada dia poderia ser seu último. Ele cresceu em condições adversas, constantemente rodeados pela morte dos outros, então ele retira força de sua vontade indomável de viver, uma qualidade que impressionou Bison quando se encontraram pela primeira vez. Não importa a situação, Fang sempre se esforçará para o lado que mata mais do que o lado que morre, pois ele foi criado para conhecer apenas essas duas coisas. Fang é um personagem que usa poções de veneno como principal característica e sempre que seus ataques venenosos acertam o adversário começam a causar dano a barra de vida do oponente continuamente, até que ele seja atingido por algum golpe. Outro ponto forte de FANG é que ele tem ataques de longo alcance e movimentos escorregadios. Sua V-Skill chamada Nishodoku, lança um projétil cheio de veneno contra o adversário e se o projétil entra em contato com o oponente começa a causar danos em sua barra de energia. Já o V-Trigger Dokunomu, é a sua defesa final, onde FANG emite uma nuvem venenosa em torno de seu corpo que constantemente causa dano ao adversário, desde que eles estejam próximos um do outro. FANG é um lutador de poucos mas potentes golpes, um pouco lento e que não é recomendado para jogadores iniciantes.

Além desses, Street Fighter V trará outros seis personagens ao longo dos próximos meses, em futuras atualizações Alex, Guile, Ibuki, Balrog, Juri e Urien vão completar o time de 22 lutadores.

Moedas do Jogo

fightmoneyAgora os jogadores vão ter mais liberdade do que nunca para decidir como desejam obter acesso aos conteúdos pós-lançamento. Parte do conteúdo que será lançado no futuro, como os personagens, poderão ser conquistados gratuitamente através do Fight Money, que os jogadores acumulam conforme vão jogando. Os jogadores mais preguiçosos também terão a opção de comprar grande parte do conteúdo diretamente, usando uma moeda adquirida com dinheiro real chamada Zenny.

Ao concluir histórias de personagens individuais, modo de sobrevivência em dificuldades diferentes e com os variados personagens, ganhar níveis com personagens e vencer partidas on line você acumulará muito Fight Money. Os jogadores que concluírem todas as histórias de personagens receberão Fight Money suficiente para desbloquear o primeiro personagem pós-lançamento.

Competição online

Desde que recebi o jogo, foi difícil parar de jogar para escrever está análise e se você assim como eu é competitivo, prepare-se, pois as partidas on lines vão preencher todo o seu tempo livre e mais um pouco. Antes de tudo você precisa dar uma passadinha no menu Configurações de Batalha, lá você vai pré-selecionar o seu personagem favorito, o estágio que prefere jogar, entre outras configurações, depois de tudo devidamente setado, você pode optar em jogar uma partida casual ou uma partida de rank, e é aí que o bicho pega!

Nas partidas de rank, você participa de batalhas online contra jogadores do mundo todo e a cada vitória ganha pontos de liga para avançar na classificação mundial, mas nem tudo são flores, quando você perde uma luta, você também sofre um desfalque nos pontos conquistados, então concentre-se, pois existem milhares de jogadores experientes em algum lugar do planeta esperanto para arrancar seus pontos e ficar na sua frente no ranking.

rank-sfv

Como já sou um jogador assíduo dos jogos da série desde que era criança, sempre tive facilidades para jogar com Ryu e Ken, dois personagens que sempre estiveram presentes nos Street Fighters desde o primeiro, então logo de cara fui com um deles para as partidas on lines e depois o outro, porém ali percebi que não era apenas eu que já estava familiarizado com estes personagens e levei um coro lascado, então, comecei à jogar com os personagens novos, primeiro foi a Laura, que me proporcionou subir algumas posições no ranking, mas foi com Rashid que encontrei o meu caminho. O novo personagem permite algumas estratégias de golpes que quebram os famosos hadoukens e Shoryukens, é um lutador ágil e que tem bons golpes, então sigo jogando com ele e em alguns dias de jogo já conquistei mais de quatro mil pontos de liga. Também teve dias que não fui bem e perdi quase todos os pontos e agora sigo em frente para tentar recuperar. É esta competição que vai fazer você ficar com os olhos vidrados de frente para a televisão, pois quando você perde uma partida logo quer entrar em outra para recuperar os pontos que perdeu e continuar avançando no ranking, as mãos segurando o joystick vão suar bastante quando bater de frente com alguém que é melhor do que você e é preciso saber aceitar a derrota, além de  reconhecer quando não está em um dia bom e parar de jogar, para que não perca tudo em um único dia e despenque na posição.

Normalmente as partidas on line fluem tão bem como um versus off line e até parece que você está jogando contra alguém que está usando o mesmo console ao seu lado, porém, algumas vezes em nosso testes, o LAG insistiu em aparecer para estragar a brincadeira. Ainda não consegui decifrar se o problema ocorre devido à lentidão nos servidores ou na conexão de ambos os usuários. Enfim, espero que este problema se resolva, pois é muito ruim jogar uma partida onde o oponente fica “pulando” fora do tempo, isto torna a partida injogável!

No menu de títulos também é possível apertar a tecla option e habilitar os convite para partidas on line, com isso ativo, você não precisa entrar para procurar alguém para uma disputa, você pode simplesmente ser notificado e receber o convite para entrar em uma luta à qualquer momento, seja casual ou por rank.

Após uma luta on line, ainda existe a possibilidade de você ver o perfil do adversário que jogou, ver o histórico de lutas e outras informações.

ranking-sfv

Street Fighter V também trás o Saguão de Batalhas onde é possível entrar e procurar pelas diversas salas uma que você goste e lançar o desafio para outro jogador. É neste espaço onde também é possível lutar contra um amigo, mas por enquanto só é possível entrar ou criar salas para dois jogadores, após a atualização de março as salas terão capacidades aumentadas para até oito jogadores e então, será possível criar uma sala e convocar mais de um amigo.

Para ampliar a parte on line de Street Fighter V, o jogo trás também acesso para Capcom Fighters Network (CFN), uma central que serve como um portal principal para o mundo on line de SFV. Neste espaço você pode ver as tabelas de pontuação da sua liga, os perfis on line, adicionar jogadores à sua lista de favoritos, selecionar rivais e enfrentar o mundo em partidas online de Rank ou Casuais. Um bom exemplo do que se pode fazer na CFN como nível de aprendizado é assistir replays de uma infinidade de lutas, como exemplo, você pode ir no Ranking e conferir o perfil do primeiro colocado na sua região ou até mesmo do mundo todo e inclusive assistir o replay da última luta dele. Incrível O CFN é como se fosse uma rede social entre os jogadores de Street Fighter.

Interação PlayStation 4 & PC

Algo inovador para mim em Street Fighter V é a possibilidade de jogar contra adversários que usam outra plataforma, se você está jogando através de um PlayStation 4 pode enfrentar um oponente que esteja usando o jogo em um PC e vice-versa. Está interação de plataformas vai muito bem quando se quer jogar com um amigo que não tem o mesmo videogame que você, é aí que fiquei triste em este jogo não ter sido lançado também para Xbox One, pois conheço muita gente que optou pelo console da Microsoft.

Gráficos caprichados

Apesar de Street Fighter V não ser um jogo de gráficos realistas como em Mortal Kombat X, ele é na minha opinião o jogo de luta mais bonito já lançado. O jogo roda em 1080p a 60fps em ambas as plataformas, os gráficos são perfeitos, os cenários ricos em detalhes e a precisão de cada movimento agrega valor à todos os personagens modelados em 3d, que mudam de expressão de acordo com cada luta e com cada golpe levado ou aplicado, a fúria ou desespero do olhar, a respiração, o cabelo balançando, o movimento dos dedos, os trajes e as marcas de cada lutador. Os cenários mais parecem pinturas, muitos deles tem elementos interativos que rendem boas surpresas no final de cada round, com certeza tudo isso rende muitos pontos para tornar este o jogo de luta do momento, a equipe gráfica realmente caprichou e a trilha sonora também está de alto nível.

PONTUAÇÃO DO REVIEW
Gráficos
10
História
8
Jogabilidade
10
Trilha Sonora
9
Custo Beneficio
10
Diversão
10
Multiplayer
9.5
COMPARTILHE
Artigo anteriorReview: Mortal Kombat XL
Próximo artigoHyperX patrocina Federação Brasileira de Automobilismo Virtual