Um grande clássico dos jogos de luta da história dos games está de volta! Sem perder a essência e jogabilidade única de combos e golpes especiais, Tekken 7 supera todas as versões e chega com maestria trazendo um avanço absurdo nos gráficos da nova geração.

Mais sombrio do que nunca, o sétimo jogo da série Tekken que está em produção desde 2014, mostra que valeu a pena toda a espera e chega pela primeira vez utilizando o motor de jogo Unreal Engine 4. Lançado no dia 2 de junho de 2017 pela Bandai Namco Entertainment, Tekken 7 está disponível para PC, PlayStation 4 e Xbox One.

Como de praxe da série Tekken a abertura do jogo é um show cinematográfico a parte, e logo de cara uma das grandes surpresas aparece cravando duras batalhas contra Heiachi e Kazuya. Akuma, um dos vilões mais infame do Street Fighter, foi gentilmente cedido pela Capcom e é um dos personagens principais de Tekken 7.

GamesCom_Story01_1471338116

A abertura nos convida a iniciar o jogo pelo modo campanha, então foi isso que fizemos. Logo no começo de “História: A Saga Michima”, o jogo conta mais um capitulo da rivalidade entre Kazuya Mishima e seu pai Heihachi. A fúria de Kazuya pelo pai é algo que o acompanha desde criança, no vídeo Kazuya está sendo treinado por Heihachie e após levar um golpe duro que o arremessa contra o chão, se levanta com a seguinte frase “Você matou a minha mãe…”, motivação extra para a criança ir pra cima e treinar duro, o que satisfaz o pai.

Pela primeira vez na história de Tekken você joga com Kazuya ainda quando criança, que lhe introduz a um breve tutorial que ensina os comandos principais do jogo, qual botão usar para socos e chutes esquerdos e direitos. Heihachi permite que você treine e aplique alguns golpes e combos e de vez em quando dá um chega pra lá, para ativar a fúria do moleque que completa com um combo de golpes especiais mas logo após é atingido com um único golpe do pai que acaba com a vida do filho.

Uma cena clássica do Tekken ressurge para dar continuidade na história, Heihachi com o pequeno Kazuya Mishima falecido em seus braços. E agora ao seu comando, você deve apertar as teclas de soco esquerdo + soco direito para arremessar Kazuya no penhasco e aí onde tudo se inicia.

Décadas depois, todo ódio foi herdado por Jin Kazama, filho de Kazuya e neto de Heihachi, que cresceu em meio a batalhas, encabeçou uma grande guerra mundial que gerou uma série de conflitos e agora está desaparecido, criando um caos maior e disputa entre G Corporation, organização que ressuscitou Kazuya e Mishima Zaibatsu que tem Jin como líder, mas com seu desaparecimento, é retomada por Heihachi. E é nessa briga de gato e rato que o modo história segue inicialmente com você no comando de Heihachi, enfrentando soldados para tomar território e centrado no Mishima Zaibatsu. Sem mais spoilers, vamos deixar você jogar para desvendar a continuação do modo história :).

A campanha do jogo é espetacular, cheia de cutscenes envolventes que vão contar a história até os dias de hoje, com direito a introduções de títulos anteriores da série. No começo parece tudo muito fácil, mas o propósito inicial é que você comece aprendendo e evolua com o jogo, assim como vai evoluindo o nível de dificuldade das lutas.

Logo após me envolver por várias horas no modo campanha sem ao menos perceber o quão rápido passou o tempo, fui para o Batalha Arcade, onde você pode completar os episódios de cada um dos personagens, mas não espere muito deste modo, pois são apenas sequências de lutas seguida de cutscenes, nada de vídeo final ou bônus extra ao finalizar o jogo com um lutador. Uma das poucas falhas de Tekken 7.

18880280_1907369369511466_4471531753065442696_o

Todos os personagens de Tekken 6 estão de volta, além dos novos: Lucky Chloe, Shaheen, Josie Rizal, Gigas, Kazumi Mishima e a brasileira Katarina Alves. Outro brasileiro que retorna na sétima edição da série é o capoeirista Eddy Gordo, o meu favorito. Confira abaixo todos os 35 lutadores disponíveis: Akuma (Street Fighter), Alisa Bosconovitch, Asuka Kazama, Bob, Bryan Fury, Devil Jin, Eddy Gordo, Eliza, Feng Wei, Gigas, Nina Williams, Heihachi Mishima, Hwoarang, Jack-7, Jin Kazama, Josie Rizal, Katarina Alves, Kazumi Mishima, Kazuya Mishima (Devil Kazuya), King II, Kuma, Lars Alexandersson, Lee Chaolan/Violet, Leo Kliesen, Lili Rochefort, Ling, Xiaoyu, Lucky Chloe, Master Raven, Marshall Law, Panda, Paul Phoenix, Shaheen, Sergei Dragunov, Steve Fox e Yoshimitsu.

Continuando a tendência do Tekken Tag Tournament 2, além de chinês, inglês, japonês e coreano, vários personagens agora falam com suas línguas nativas, incluindo os novos personagens mencionados acima; Assim, Leo, Lili Miguel e Eddy agora falam alemão, francês, espanhol e português respectivamente, pela primeira vezem uma sequela canônica enquanto os recém-chegados Claudio, Katarina e Shaheen falam com seus nativos italianos, portugueses e árabes respectivamente. Isso ainda não inclui certos personagens com diferentes nacionalidades. como Xiaoyu, Alisa e Lars continuam a falar japonês devido a seus antecedentes de caráter.

Dando sequencia nos modos de jogo offline, Batalha por Tesouro é onde passo boa parte do tempo jogando, pois neste modo quanto mais você joga, mais recompensas ganha! Você enfrenta adversário após adversário para subir de ranking offline e quanto mais vitórias, mais itens e dinheiro virtual você ganha! Esta moeda serve para comprar vídeos, músicas e artes de todos os jogos da série, assim como acessórios para personalizar seus lutadores.

18954970_1907368702844866_5306964581981151804_o

Os outros dois modos são Batalha VS, para um multiplayer offline e Treino, onde você pode aprender e aprimorar os golpes e combos!

Existe também uma séries de modos online temos a opção de partidas por ranking, onde você pode escolher em entrar em uma sala de aquecimento para treinar golpes contra um lutador “saco de pancadas” ou pesquisar direto por uma lista de partidas disponíveis, em ambas você pode colocar um filtro de restrição se desejar lutar contra adversários acima de tal nível ou qualidade de conexão!

Caso você queira fazer uma disputa amistosa, sem valer nada, apenas para aperfeiçoar seus movimentos e partir pra porrada com um amigo ou desconhecido, existe a opção Partida com Jogador, onde é possível pesquisar por uma Partida rápida ou criar uma sessão com suas regras, como região do oponente, número de rounds e limite de tempo e aguardar ou convidar para que alguém entre ou buscar sessão nas regras do adversário. Das mesmas maneiras citado acima, também é possível entrar ou criar sessões de torneios.

Em Placares de Líderes você pode conferir o perfil e detalhes dos melhores do mundo e também ver em qual posição do ranking você e seus amigos estão!

18839482_1907368302844906_5233212537074450620_o

No mais, as outras opções do menu de Tekken 7 são: Personalização, onde você pode mudar o visual de seus personagens e equipar-los com os itens, roupas, acessórios conquistados ou adquiridos com o dinheiro virtual ganho no jogo. Jukebox, onde você define a trilha sonora de suas partidas, podendo escolher músicas não só da sétima versão, mas sim de todos os outros Tekken já lançados anteriormente. Galeria, onde você pode comprar filmes e ilustrações de todos os jogos da série com Dinheiro de lutas. Também é possível ir completando e desbloqueando conteúdo da galeria conforme você vai jogando e evoluindo no jogo, principalmente no modo de batalha por tesouro.

Em Opções, você pode configurar e ajustar todas as configurações como som, controle, tela, etc. Em Informações do Jogador é possível visualizar o seu ranking no jogo online e no offline e também informações do seu progresso, tempo de jogo, dinheiro disponível e número de partidas jogadas.

E por último, Tekken 7 também conta com o Modo RV, opção dedicada para os proprietários do PlayStation VR. Se você ainda não tem o acessório, não fique triste, pois não está perdendo nada demais, você pode movimentar-se em uma sala de treino vazia ou apenas visualizar os detalhes dos personagens.

Katarina Alves, a nova brasileira do Tekken
Katarina Alves, a nova brasileira do Tekken

Jogabilidade

Quem é mais velho no mundo dos games já está familiarizado com a jogabilidade deste que é um dos pioneiros quando falamos em jogo de luta 3D, mas dois novos mecanismos foram introduzidos no jogo. O primeiro, Rage Art, permite ao jogador executar ataques críticos que causam aproximadamente 30% de dano, dependendo do personagem, uma vez que sua barra de saúde é crítica, em troca de inativar o aumento normal de poder de ataque. O segundo, Power Crush, permire ao jogador continuar seus ataques, mesmo sendo atingindo pelo inimigo, embora eles ainda receberiam ao dano causado pelos ataques do inimigo. O mecanismo também funciona apenas para absorver ataques de alta ou média. O sistema vinculado, que chacoalha um personagem para aumentar a oportunidade de sucessos adicionais, é substituído por Screw Attack, que faz o inimigo girar lateralmente quando são atingidos no ar, permitindo que o jogador inflige hits adicionais depois que eles atingem o chão. Ao contrário do limite, no entanto, Screw Attack não pode ser usado para fazer combos de parede. Com um novo sistema de exibição, o multiplayer do jogo permite que os jogadores escolham de qual lado da tela jogar. Movimento passou por algumas mudanças e agora é semelhante à mecânica do movimento encontrado em Tekken Revolution, mais notavelmente quando os personagens andam para trás.

Conclusão

Tekken 7 cumpre todas as expectativas da maioria dos adeptos aos jogos de luta e faz valer a pena toda a espera. O jogo é um prato cheio, um pacote completo que também trás como bônus um bom conteúdo das versões anteriores, de encher os olhos de qualquer fã da série! Não se trata apenas de nostalgia e sim reviver todo um momento mágico em um game que marcou gerações totalmente recriado e que acompanha a evolução da nova geração de games. Os combates e movimentação a 60fps são de encher os olhos, assim como os ricos detalhes gráficos dos personagens e também dos cenários, graças ao uso do Unreal Engine 4, que permite uma iluminação incrível garantindo uma bela qualidade visual no jogo em geral. A modo de campanha do é realmente espetacular e as sequências dos filmes que contam a história são incríveis, especialmente nas cutscenes que usam o motor de jogo. Por eu ser muito fã da série desde o primeiro jogo, Tekken 7 está me rendendo boas horas de diversão e não vou conseguir parar de jogar tão cedo, pois ao mesmo tempo que estou me divertindo com um lançamento que aguardava por tanto tempo, já estou familiarizado com o gameplay e com alguns personagens consigo jogar quase de olhos fechados. Sem dúvidas nenhuma a compra de Tekken 7 vale muito a pena para os novos e assim como eu, velhos jogadores.

20170124tekken-7

Um dos produtos que mais desejamos no momento é a Edição de Colecionador  de Tekken 7, que além de conter uma belíssima estatueta de 30cm de altura por 45cm de largura de Kazuya dando uma voadora no Heihachi, o pacote também contém a trilha sonora oficial de Tekken 7 e uma embalagem especial em Steel Book. Infelizmente essa edição não estará à venda oficialmente no Brasil, mas estamos na esperança eterna da Bandai Namco nos mandar de presente. 😀

PONTUAÇÃO DO REVIEW
Diversão
10
Jogabilidade
10
Gráficos
10
História
10
Multiplayer
10
COMPARTILHE
Artigo anteriorTekken 7 faz campanha de lançamento com youtubers famosos
Próximo artigoFacebook anuncia participação na E3 e novidades para o mundo dos games