Sem usar uma palavra sequer, Unravel conta uma emocionante história que vai se revelando ao passar das fases.

Uma senhora aparece olhando um quadro de fotografia, dá um grande suspiro como se tivesse boas lembranças. Ela sobe a escada de sua casa e se depara com outras fotos, mas o destaque fica na de um bebê que deixa a senhora pensativa com mais uma sequencia de recordações. Em sua mão um cesto de novelos de lã, que usa para tricotar e enquanto ela continua subindo a escada, um novelo vermelho cai rolando pelos degraus e é aí que surge Yarny, o personagem principal do jogo e que será controlado por você.

Apesar de Yarny ser um simples brinquedo de criança, feito em casa e que ganhou vida, sem expressões faciais, com dois olhos e todo feito de lã, ele foi animado com tamanha perfeição que é capaz de transmitir as emoções de tristeza e alegria com mais perfeição do que muitos outros personagens realistas.

unravel-secret-04

O simpático Yarny é feito como fios de lã vermelho que estão sempre presos a algo e começam a desenrolar-se a medida que avança na fase, criando uma linha que usamos para resolver os puzzles e superar os obstáculos ao longo do jogo. O personagem representa os laços que unem as pessoas que se amam, e no jogo, o objetivo é resgatar as memórias de uma família que foram apagadas pelo tempo.

Em Unravel você vai brincar com a física e não apenas resolver puzzles, tudo vai depender de como você movimenta o personagem, pois Yarny desenrola o novelo conforme caminha. No jogo você precisa aprender a se comportar com o fio de lã que vai deixando para trás, você pode agarrar o fio, escalar paredes como se fosse rapel, balançar de um lado para o outro e até mesmo pegar carona em uma pipa, mas sempre tomando cuidado para não se desenrolar por completo e ficar sem lã para avançar a fase. Por isso, durante o percurso existem novelos de lãs que vão servir para recuperar o corpo e também salvar pontos no jogo e caso você morra, pode voltar e continuar a partir dali. Você vai ter que usar a cabeça para conseguir atravessar alguns obstáculos e colocar o cérebro para funcionar, mas tudo isso de uma forma divertida e emocionante.

Confira nosso gameplay da primeira hora de jogo:

Para dar um grau a mais na dificuldade, existem algumas criaturas que podem matar Yarny, como os caranguejos e baratas, mas por ser um personagem pequeno, fofinho e pacífico, para sobreviver e enfrentar estes obstáculos você terá que encurralar, encontrar outro caminho ou fazer armadilhas para prender estes inimigos.

Os melhores quebra-cabeças aparecem quando a câmera se afasta e você tem que analisar um ambiente muito maior com múltiplos estágios. Estes são mais difíceis, porque Yarny é composto por uma quantidade limitada de lã, por isso, se você executar ações desnecessárias corre perigo de se desenrolar por completo antes do enigma ser resolvido, e se isso acontecer, você deve refazer os passos partindo por uma lógica que use menos fio de lã.

Tudo isso com um cenário de plano de fundo de tirar o chapéu, os gráficos são ricos em detalhes e realistas, tanto que, às vezes não dá para perceber que o CG de apresentação acabou e o personagem já está sob o seu controle. O jogo se passa no Norte da Escandinávia e os cenários campestres foram baseados nas paisagens de Umeå, maior cidade do Norte da Suécia. A trilha sonora também dá ritmo e emoção para que o enredo se revele cada vez mais emocionante.

Inicialmente toda a história trás doses cavalares de alegria e boas recordações, mas com o passar das fases há também uma tristeza real a ser descoberta. Unravel trás à tona toda ameaça que o ser humano, industrias e suas ambições criaram para a humanidade. Yarny vai passar por trechos escuros e sinistros, onde a natureza é invadida por lixo, produtos químicos, tóxicos e montes de máquinas enferrujadas, é aí que o jogo transmite a ameaça da industrialização, mas a mensagem tem um custo, estas partes são as menos agradáveis de se jogar.

maxresdefault (5)

A melancolia faz parte do jogo e com certeza vai despertar em você alguns sentimentos, bons ou ruins. A lição de vida que Unravel transmite vai conseguir no mínimo amolecer o coração dos mais duros. Unravel fará você pensar na vida e vai mexer com as suas emoções. Um bom jogo para crianças, adultos e até mesmo para jogar em família e pensar na vida enquanto se diverte.

Unravel é um jogo de plataformas puzzle baseado em físicas, produzido pelo estúdio sueco Coldwood Interactive e publicado pela Eletronic Arts para PC, PS4 e Xone. O jogo está disponível para compra apenas nas plataformas digitais.