Sony e NASA querem usar o PlayStation VR para controlar robôs no espaço

A frase que você está prestes a ler é completamente verdade, e não é roubada de uma história em quadrinhos de ficção científica: a Sony e a NASA desenvolveram em conjunto uma ferramenta de treinamento destinada a ensinar cientistas como controlar robôs humanóides, no espaço, usando a realidade virtual – especificamente, o PlayStation VR. Ainda melhor, o seu nome é evocativo de um de seus programas de televisão favoritos, Power Rangers. Conheça o“Mighty Morphenaut”.

Controlar um robô simples como um Rover é relativamente fácil, mas novos avanços na tecnologia significa que os « link » com características (tais como braços, mãos, pulsos e dedos) são possíveis.

Embora mais complexos, estes robôs são mais versáteis e podem lidar com mais tarefas que a viagem espacial pode exigir. O Mighty Morphenaut ajuda os operadores a aprender como controlar estas máquinas, dando o controle das mãos de um robô digital por meio dos controlesPlayStation Move, e simulando o atraso de tempo na Terra os engenheiros experimentariam como eles enviam sinais aos seus homólogos metálicos.

Esse tipo de tecnologia pode ajudar em todos os tipos de avanços na exploração espacial. Imagine ser capaz de enviar um andróide para a superfície de Marte e controlá-lo como se você estivesse lá. A realidade virtual não está sendo utilizada somente por aqui.